terça-feira, 19 de abril de 2011

A Sociedade e a ausência de valores



Nos dias de hoje, a sociedade em que vivemos é mais violenta, onde não impera a lei da convivência em comunhão de todos de uma forma saudável e salutar.
A noticia de hoje, que nos indica a violência que ocorreu sobre um homem de 60 anos por uma mera "beata" de cigarro, é mais um dos exemplos de intolerância e de falta de uma atitude séria perante o outro e a sociedade. Se calhar a morte fez-nos alertar ainda mais, para aquilo que se está a tornar um acontecimento comum nos nossos dias. A falta de valores e de respeito, e acima de tudo, abnegação perante a vida, faz dela um mero passeio, onde as nossas atitudes não são medidas pela responsabilidade dos nossos actos. Não conhecendo de todo o episódio que estou a relatar, não vejo ou possa encontrar motivo para tal desfecho.
Nos nossos dias é preocupante assistirmos a acontecimentos desmedidos, intolerantes, e como neste caso, mortais. Numa situação social cada vez mais débil, onde os sonhos estão mais limitados, onde o conceito de família é descontextualizado na sua essência, é imperioso pensarmos em regular, responsabilizar e educar os comportamentos inerentes ás nossas atitudes.
Braga é cada vez mais uma cidade com noticias deste tipo, o seu crescimento, a falta de motivações e o desemprego, são acontecimentos da realidade de hoje que podem explicar o acréscimo de criminalidade e de um aumento da marginalidade.
A juventude actual, é uma geração mais amarrada, sem grandes valores e com pouca vontade de se inteirar sobre o que é certo em sociedade. Os dias de hoje são de preocupação para todas as gerações. A vida vai-se tornar mais difícil, o conceito de trabalho está a modificar, e a família é importante preservar. O facilitismo que nos foi concebido na escola, em alguns casos em casa, pela facilidade como muita das coisas apareciam, tiraram o valor de conquista que deve existir em cada um. A conquista das coisas é um dos actos mais comuns no crescimento do ser humano, saber o que custa e o caminho que se percorre para tal, é um maiores valores a implementar no individuo.
Não querendo dramatizar, mas temos cada vez mais de olhar para o todo. Através do outro, temos de nos fazer pessoas melhores, sabendo respeitar, compreender e lutar por uma sociedade mais tolerante e desenvolvida.

Por uma Sociedade melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário