sábado, 2 de julho de 2011


Hoje ( que foi ontem) é o primeiro dia de mais uma longa época desportiva. Inicio também de um novo ciclo no nosso clube. As mudanças verificadas na estrutura da equipa são evidentes e não deixa de ser normal depois de uma época magnifica, onde chegamos a um patamar elevadíssimo no âmbito Europeu. Internamente as coisas começaram mal, foram melhorando e no fim, com o terceiro lugar praticamente garantido, deixamo-nos ultrapassar por um rival direto. Mas devemos assumir, que foi uma época maravilhosa, os objetivos foram conseguidos, o crescimento contínua, só falta mesmo a conquista dos desejados troféus. Em relação a embates, foi um ano extraordinário, ter defrontado com qualidade inegável equipas de topo Europeu, como são os casos do Celtic (Escócia), Sevilha ( Espanha), Arsenal e Liverpool ( Inglaterra), Partizan (Sérvia), Dinamo Kiev e Shakhtar ( Ucrânia) e as duas equipas Portuguesas, Benfica e Porto, este último na Final, foi sem duvida feitos só alcance de grandes clubes.

Com a reestruturação que foi feita devido ás vicissitudes inerentes à grande campanha do ano passado, tivemos a saída de jogadores importantes na estrutura da equipa. O corpo técnico que estava em  final de contrato, também terminou um ciclo positivo à frente do clube, deixando a sua marca e respeito em todos os adeptos.
A chegada de novos jogadores dá-nos alento para acreditar em novos sucessos. Aposta num misto de jogadores jovens com qualidade, com outros com mais experiência e com conhecimentos do futebol Português, é um garante de continuidade e qualidade dos últimos anos.
Em relação ás entradas, de referir a chegada de jogadores jovens e com muito futuro, Zé Luís ( Ex- Gil Vicente), o melhor jogador da Liga Orangina, com 19 anos é um diamante em bruto, 10 golos em 21 jogos não é de deixar de realçar. Pizzi ( Ex-Paços de Ferreira), depois de dois anos ao mais alto nível no Paços, volta ao clube de origem mais maduro e com uma vontade enorme de voltar a brilhar. É dos jogadores com mais potencial no campeonato Português e um activo importante da SAD para um possivel grande negócio. Imorou ( Ex- Chatearaux), defesa esquerdo, Internacional pelo Benin, mas com formação completa em França. Yazalde ( Ex-Rio Ave), formado no Varzim mas pertencente aos quados do sporting de Braga, é um Avançado promissor, que tem este ano mais uma oportunidade para se afirmar. Ewerton ( Ex- Corinthians de Alagoano), referenciado no Brasil como um central cheio de potencialidades, chega de um clube que já trouxe muitos jogadores de qualidade ao futebol Português, o caso mais conhecido é o de Deco. Henrique ( Ex-Feirense/Olhanense), aos 24 anos, dá o maior salto da sua carreira, saí do Feirense onde era capitão de equipa para um dos clubes de topo do futebol Português. Para lá destes jogadores que já referenciei, temos a entrada de Rodrigo Galo ( ex-Gil Vicente), Djamal ( Ex- Beira-Mar), Berni ( Ex- Lazio de Roma).
Quero realçar as outras duas entradas, a de Douglas ( Ex- VSC), por fim chega a uma equipa de topo, onde lhe pode garantir a estabilidade necessária para mostrar aquilo que as lesões e a falta de utilização o impediram. E por fim, a mais badalada, a de Nuno Gomes. Já o referi no comentário anterior, que é uma aposta certa, no momento oportuno. Sem mágoa com o passado, e porque o profissionalismo assim o chama, esta aposta parece-me ganha logo na sua essência. Mas como só o rendimento é que pode responder aos mais cépticos, desejo todas as felicidades a ele, porque o sucesso dele, pode ser o garante do sucesso do Sporting de Braga este ano.

Por fim, as minha últimas palavras vão para quem manda na equipa e no clube. Ao Leonardo Jardim, quero desejar-lhe o maior sucesso possível, a carreira dele "começa" hoje, este desafio pode ditar o seu futuro. Num clube como o Braga, os treinadores não podem falhar, as condições existem, a qualidade tem que sobra, e a exigência limita-se a uma conquista de um lugar Europeu, por isso, tudo que vem por acréscimo será o seu ganho e o da sua carreira.
Ao Presidente, por tudo aquilo que tem conquistado pelo clube, ao seu profissionalismo e paixão pelo Sporting de Braga a minha mais saudosa gratidão. Acreditando que o caminho é continuar, sempre com responsabilidade, exigência e ambição.

Força Sporting de Braga, " Nunca caminharás só...."

Sem comentários:

Enviar um comentário