quarta-feira, 27 de abril de 2011

Em terra de "Mouros", os Bracarus vão querer conquistar mais um sonho para a sua história

Amanhã o Braga vai entrar em campo, num momento alto da sua história, uma meia final de uma prova Europeia, onde não é para todos os clubes, nem para todos os Países ter nessa meia-final, três das quatro equipas que podem conquistar o troféu.
Sendo um jogo a disputar com o clube mais apoiado pelo "regime" e pelas forças vivas e não vivas deste País, torna-se com isso um jogo um pouco mais desequilibrado na balança. Desde a altura que se soube que o Braga seria o adversário dessa instituição começou-se a perceber o desenrolar dos acontecimentos que iam ser publicados nos dias que antecederiam o jogo em questão. Não querendo gerar simplesmente a polémica, mas não querendo deixar de mostrar a revolta de quem deste País também é cidadão e como adepto de futebol de outro clube para lá dos mais tradicionais da nossa praça,  também deve ser respeitado e noticiado como um clube Português e não como um clube de outro País que o clube de Lisboa tem de vencer. Simplesmente ridículo o que vai acontecendo neste País.
Não podendo estar presente nesta deslocação, primeiro por motivos profissionais, nos momentos atuais por doença, uma gripe que não desarma. Mas o apoio vibrante, entusiasta e apaixonado dos nossos adeptos não vai faltar neste momento histórico para as nossas cores. Não sendo um preço convidativo nos tempos de hoje ( 30€ s/viagem - 45€ c/viagem), mas mesmo assim entre 2500 a 3000 adeptos vão ver «in loco» ao jogo.
Em relação ao que espero do jogo e da eliminatório, tenho uma confiança enorme, tanto quanto aquela que nos trouxe ao jogo de amanhã. Mesmo sendo um plantel mais curto que qualquer outra equipa nesta fase da Liga Europa, mas não tendo os desequilíbrios de outras eliminatórias, a ausência de Paulo César, é neste momento a única indisponibilidade perante os jogadores que estão escritos nesta competição.
Perante esta ausência espero uma equipa parecida com aquela que atacou o Dinamo de Kiev em Braga, no Ataque jogaria com Alan, Lima e Meyong, no centro do terreno as minha opções seriam em Custódio, Hugo Viana e Salino, e na defesa, Miguel Garcia, Rodriguez, Paulão e Sílvio, obstante o que poderá fazer Domingos Paciência, porque a minha confiança no treinador é total naquilo que ele optar para este jogo.
Em relação ao resultado, é importante olhar para o jogo com a tranquilidade e respeito que temos entrado nesta prova, através de espírito de sacrifício, sobriedade no desenrolar do jogo, e mestria na saída para o ataque. Num adversário um pouco mais tremulo devido aos últimos resultados é importante não sofrer golos nos primeiros minutos do jogo e saber com categoria enervar a equipa, fazendo circular a bola, provocando o erro deles, e se possível criar oportunidades de golo. Um resultado satisfatória passa sempre pela vitória, mas se for um resultado que dê para fazer a reviravolta na eliminatória não poderá ser visto como um resultado negativo, porque continuaremos acreditar e nesse momento será em casa.


O sonho volta a acontecer em Braga e neste momentos a cidade, a Região e os seus adeptos têm de se unir em prol de um sucesso, que beneficia todos, sendo eles braguistas ou não, quanto mais o clube chegar a frente, mas ele está exposto ao Mundo e estando assim, mais na boca vão estar das pessoas que um dia queiram vir a Portugal, ou pela simples pesquisa de Internet de tudo aquilo que pode interessar a quem está do outro lado do Mundo.

Aos Braguistas e esta família, que é cada vez maior, mais participativa, mais emocionada, espero que todos os dias sejam dias de uma luta e de uma paixão que faça que as nossas cores e o nosso símbolo chegam tão alto, quanto os nossos pulmões costumam fazer quando estamos na nossa pedreira.

Pelo Braga

2 comentários: